top of page
Buscar
  • Foto do escritorMarketing

O que é Segurança Patrimonial?

Atualizado: 18 de nov. de 2021



A segurança é uma das necessidades básicas de todos os indivíduos na sociedade, ninguém se sente confortável em um ambiente inseguro, devido a isso essa necessidade se estende a todos os locais e tipos de organização.


Notou-se ser mais benéfico prevenir ações criminosas do que tentar solucioná-las, por isso a procura por serviços de segurança vem crescendo nos últimos anos.


Nesse artigo você vai entender o que é e como funciona o serviço de Segurança Patrimonial.





O que é Segurança Patrimonial


Podemos definir Segurança Patrimonial como um conjunto de medidas que tem por objetivo a prevenção de riscos ao patrimônio físico e intelectual das organizações, que podem ser públicas, privadas, residenciais, comerciais, condomínios ou instituições.

Patrimônio Físico: Instalações, materiais e objetos pertencentes a organização, ou seja, tudo que pode ser monetariamente contabilizado.


Patrimônio Intelectual: Todo o corpo integrante da organização, pois esses são responsáveis pelo conhecimento e informações produzidas, utilizadas e armazenadas na organização.


Objetivos da Segurança Patrimonial


Como já vimos anteriormente, o objetivo da segurança patrimonial é prevenir ações criminosas com potencial de causar danos de qualquer natureza e em casos extremos combate-las, de modo a proteger os bens de interesse da organização, reduzindo as perdas ou danos


Como, por exemplo:

  • Roubos

  • Furtos

  • Invasões

  • Espionagens

  • Sequestros, entre outros


Ser vítima de ação criminosa como roubos, furtos, espionagem, sabotagem, dano à imagem podem comprometer gravemente a situação financeira de uma organização, podendo chegar ao nível de encerrar suas atividades devido à gravidade dos danos.

Além de todo o prejuízo econômico que uma situação como essa pode acarretar existe a questão produtiva. Segundo a pesquisa Deloitte, encomendada pelo Great Place to Work (GPTW), quando colaboradores trabalham em empresas que investem em um ambiente seguro e saudável, 67% deles se sentem mais produtivos.


Serviços da Segurança Patrimonial


Como já vimos anteriormente, a segurança patrimonial é um conjunto de atividades cujo objetivo é prevenir e controlar os riscos. Mas, antes de mais nada é importante salientar que para prestação de tais serviços é necessário cumprir exigências legais da LEI 7.102 DE 20 DE JUNHO DE 1983; PORTARIA Nº 3.233/2012, incluindo a autorização de funcionamento da Polícia Federal, além das demais leis e normas trabalhistas.


Para garantia da segurança, as organizações podem utilizar os seguintes serviços:


Controle de Acesso:

O controle de quem entra ou saí de uma organização é crucial para manter a segurança, e isso pode ser realizado de diferentes maneiras conforme

as necessidades. Pode ser realizado por seguranças presenciais nas entradas e saídas, portaria remota e até por sistemas de catracas.


Elaboração de Projetos de Segurança Patrimonial: Análise da situação atual do patrimônio e monitoramento do sistema de segurança gerando diagnóstico da organização em relação à riscos e possíveis vulnerabilidades. A análise e elaboração do projeto pode ser físico terrestre ou físico com imagem aérea.


Vigilância Patrimonial: Atividade realizada por vigilantes credenciados que realizam cursos periódicos e exames psicológicos para exercício da profissão. Os serviços prestados podem ser o controle de acesso, rondas e supervisão, vigilância ostensiva, entre outros.


Monitoramento Eletrônico:

É realizado por profissionais treinados e posicionados nas centrais de monitoramento, utilizando equipamentos de última geração. As câmeras de segurança instaladas nas organizações, além da função de monitorar e identificar possíveis ações criminosas também funciona como fator inibidor, pois o infrator tem a noção que está sendo visto e será identificado, podendo desistir do ato.


Como contratar


Quando contratar serviços de segurança patrimonial é importe analisar se a empresa a ser contratada, está regularizada para executar o serviço e saber se existe qualidade nos serviços prestados.


De modo a facilitar a sua vida, a Angel's Vigilância possui tudo isso, somos uma empresa certificada e conceituada no mercado, atuando a mais de 20 anos com serviços de Segurança Patrimonial, possuímos equipamentos de última geração e equipes altamente treinadas e qualificadas, além de projetos personalizados para oferecer o melhor serviço segundo as suas necessidades.


Portanto, se está em busca desses serviços teremos o maior prazer em trabalhar com você. Para mais informações basta entrar em contato conosco pelo nosso site.



Siga nossas redes sociais: Facebook e Instagram







Autor: Pedro Henrique Pieroni de Macedo

Gerente Operacional: Helbert Brito de Oliveira

Diagramação: Antonio Francisco de Assis Neto

Gerente de Marketing: Tatiana Guterres


119 visualizações1 comentário
bottom of page